ECCo

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Perfil do Maiquel Thessing


Data do aniversário: 14.12.1981
Signo: Sagitário
Mania: deu tempo, correr para preparar um chimarrão
Hobby: ser o DJ do Bailão
Defeito: ansiedade
Qualidade: honestidade
Número da sorte: 13
Esporte: caminhada
Time: Inter
Cor: vermelho
Prato: pizza
Música: Moranguinho - Grupo Tradição
Cantor(a) ou grupo: Victor - Dupla Victor e Léo
Ator: Antonio Fagundes
Atriz: Juliana Paes
Filme: Comédias...adoro!
Novela: Sei lá, A Favorita?
Programa de TV: Fantástico
Cidade: Santa Cruz do Sul
País: Brasil
Veículo: Golf
Paixão: pelo meu trabalho
Animal de estimação: cachorro
Roupa: esportiva
Sonho: viajar pelo mundo com minha namorada
Livro: curto os textos publicados por Luis Fernando Veríssimo.

Marcadores:

Quem circula pela Escola

Marcadores:

Nosso ambiente

Marcadores:

Fotografia: imagem estática

Tcharles Peixoto
Eu fiz uma pesquisa sobre imagem e fotografia no dia 11 de novembro de 2008. Fui buscar respostas no site http://www.cbpf.br/~mpa/image.htm em que dizia o seguinte:
“Uma imagem contem mais de mil palavras...”. Mais especificamente, e do ponto de vista da computação moderna, podemos dizer que uma imagem contém uma imensa quantidade de informações e que um observador humano interpreta freqüentemente, globalmente e qualitativamente. Se falarmos mais concretamente, por exemplo, do ponto de vista da Ótica, uma imagem é um conjunto de pontos que convergem num plano, mas se falarmos de forma abstrata uma imagem é um suporte para que realizemos troca de informações.A imagem é o próprio objeto em si, seja uma foto ou uma imagem. A imagem digital é a ‘materialização’ de grande parte dos processos da Computação Gráfica e das Técnicas de Processamento Digital de Imagens. É também o ponto de partida da sua análise quando falamos de Visão por Computador. “Podemos afirmar que a diversidade de aplicações da área de Análise de Imagens está na realidade associado ao fato desta carregar em si uma informação, e neste sentido ser comum a várias áreas.”

Eu também pesquisei sobre o que é fotografia no site http://www.herbario.com.br/fotoweb/curso_fotografico/c01.htm :

“A fotografia é uma linguagem universal. Uma imagem pode transmitir emoções e sentimentos impossíveis de serem expressos com palavras. Quando aprendemos a fotografar e entendemos a linguagem da fotografia, passamos a ver a natureza e as pessoas de uma forma diferente, e nossa percepção cotidiana do mundo se torna mais aguçada e sensível. Hoje em dia, com as facilidades da fotografia digital, uma imagem pode facilmente ser feita e enviada para o mundo todo em questão de minutos. Este fato potencializa ainda mais o poder de transformação que uma imagem pode desencadear.”

O que vemos na Escola. Como percebemos o local em que estudamos? Em poucos minutos registramos imagens que refletem o nosso habitat. Nossa comunidade. Nosso ambiente escolar. A produção das fotos é dos integrantes do grupo.

Marcadores:

Visita ao Grupo Gazeta de Comunicações

Depois de termos estudado um pouco sobre a mídia fomos visitar o Grupo Gazeta do Sul. Passamos a entender melhor como funciona a comunicação, além de termos descoberto o que é informação e cidadania. Foi importante a nossa participação nestas atividades já que a Fundação Gazeta - parceira desta atividade - passará em 2009 junto com a Secretaria de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul a implantar o Projeto ECCo em outras escolas do município. Logo abaixo vocês podem conferir como fomos recebidos pelos profissionais de comunicação que atuam no Grupo no dia 24 de novembro de 2008.


Marcadores:

Rádio – as ondas sonoras

O som é muito importante na nossa vida. Por isso assistimos DVDs que não conhecíamos e outros conhecidos. Ouvimos rádio no laboratório de informática utilizando a internet e encontramos alguns sons interessantes. Você pode conferir onde navegamos nos seguintes links:
http://www.radios.com.br/
http://www.radiosonline.com.br/
Descobrimos que existem rádios AM e rádios FM. Assim buscamos informações sobre o que isso significa. A Vanessa Leite pesquisou o que é FM. Encontrou o que segue:
“FM é a abreviatura para modulação em freqüência ou em freqüência modulada iniciado nos Estados Unidos no inicio do século XX. FM é uma modalidade de radiodifusão que usa a faixa 87,5 MHz a 180 MHz com modulação em freqüência.
Um rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora, mas com limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio de alcance.Em condições esporádicas de programações, é possível sintonizar emissores a centenas de quilômetros.A potência dos sistemas de emissão pode variar entre poucos watts (rádios locais) até centenas de quilowatts, no caso de retransmissores de grande cobertura.O FM dispõe de um sistema de envio de informação digital, o Rds (radio date system) que permite apresentar informações sobre a emissora sintonizada.
“Esse efeito ocorre da mesma freqüência, o receptor de FM, irá responder ao sinal de maior potência e ignorar os menores”.
Fonte: http//pt.Wikpedia.Org/wiki/modula%c3a30_em_frequ5c35aancia

Já, Leandra Fagundes se interessou pelas ondas AM e descobriu que as estações de rádio AM e imagens de um sinal de TV usam a ‘amplitude modulada’ para codificar informações. Na amplitude modulada, a amplitude da onda senoidal (sua voltagem pico a pico) muda.

Pesquisamos também as rádios na internet e vimos que elas existem desde a década de 90. Porém, o rádio na web está passando por uma revolução que irá expandir seu alcance conforme a evolução da tecnologia informática e permitirá que um computador em qualquer lugar e a qualquer hora acesse a programação de milhares de rádios espalhadas pelo mundo.

Marcadores:

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O texto imagético


Emerson dos Santos
No dia 4 de novembro de 2008, olhamos o filme “Filhos do Paraíso”, em nossa escola no projeto de comunicação. Logo depois foi desenvolvida uma discussão sobre o filme. Observou-se que, apesar da pobreza em que vivia a família protagonista do filme, havia solidariedade, espírito de comunidade, cidadania, amizade e harmonia entre os componentes do grupo. Também fomos pesquisar sobre o filme na internet. Uma parte do que encontramos está logo a seguir.
Sinopse:
Filhos do Paraíso (Children Of Heaven), de Majid Majidi (Irã, 1998) - Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa do prêmio para trocar por um novo par de sapatos para a irmã.

Premiações- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Asiático, no Festival Internacional de Cingapura.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no Festival Internacional de Newport.- Ganhou o Prêmio do Júri, o Grand Prix das Américas e o Prêmio do Público, no Festival Internacional de Montreal.

Curiosidades
A língua - Farsi, a língua em que o filme é falado, é a língua de metade da população do Irã. A língua persa, também conhecida como Farsi, é a mais amplamente utilizada das línguas indo-iranianas. É a língua do Irã (conhecido anteriormente como Pérsia) e é também muito utilizada no Afeganistão. Há significativas populações que falam Farsi em outros países do Golfo Pérsico (Bahrain, Iraque, Oman, Iêmen, e nos Emirados Árabes), assim como nos Estados Unidos.
A Cultura - "Filhos do Paraíso" permite uma agradável visão de aspectos da cultura e da vida dos iranianos, como, por exemplo:
a cena em que o pai corta o açúcar em cubos, para ser levado à mesquita;
o modo como Ali ajuda os vizinhos mais velhos, levando-lhes sopa;
ou quando a mãe pede a Zahra que sirva chá ao pai e sugere que ele use o açúcar que está cortando para a mesquita, e ele se recusa dizendo que o açúcar que está sendo cortado tem outra finalidade;
assim como a cena em que Ali ajuda outros homens a cortar o pão, etc...
fonte: http://net educacao. globo.com/site/usenet/filhos_new.jsp


Link para assistir um trecho do filme

Marcadores:

Ler: a importância da leitura

Luana Schulz
No dia 28 de outubro o grupo estudou sobre a importância da leitura de materiais impressos. Assim manuseamos diferentes revistas, livros e jornais. O Hélio e a Mirela trouxeram publicações disponibilizadas pela Gazeta do Sul para trabalharmos com o sentido de leitura e o que é ler.
Desta forma, entendemos que o texto informativo, para ser lido e bem interpretado, precisa apresentar respostas às seguintes perguntas:
O que: é o fato
Quem: são as pessoas envolvidas no fato
Quando: é o momento em que o fato ocorreu
Como: como ou as circunstâncias em que ocorreu o fato
Onde: é o lugar em que o fato ocorreu
Por que: apresenta as causas do fato
Estas seis perguntas correspondem à abertura convencional de texto informativo encontrado nos meios de comunicação em geral chamado ou denominado de LIDE.

Marcadores:

Conceitos importantes

Além da história em quadrinhos, discutimos o significado dos conceitos. Segue a nossa pesquisa:

Comunidade: Pode ser um bairro, uma família, uma cidade, online, etc.
Nas comunidades muitas pessoas pensam e agem de diferentes formas, mas há regras em determinadas comunidades que devem ser seguidas por todas as pessoas que nelas convivem.
Comunidade pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar. Existem também as comunidades virtuais, constituídas por pessoas com interesses ou objetivos semelhantes e ligações em comum.

Convivência: É conviver com os colegas e professores na escola, com a família, vizinhos, etc. Para ter uma boa convivência é preciso respeitar todas as pessoas que convivem conosco ou até longe de nós no bairro, por exemplo. As regras e leis são muito importantes para uma boa convivência.

Leis: Você já imaginou o que seria o mundo sem leis? Seria uma bagunça total, pessoas morrendo no trânsito, se matando uns aos outros, etc. Por isso é que existem milhares e milhares de leis para serem cumpridas pelas pessoas. Até na nossa casa existem leis: não falar de boca cheia, não interromper os mais velhos quando falam, não entrar em casa com os pés sujos, etc.
Na nossa vida cumprimos milhares de leis diariamente. É olhar em volta e ver.

Comunicação: Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos da comunicação humana.

Informação: A informação é importante para a humanidade porque precisamos ser bem informados para saber tudo o que acontece à nossa volta.
Quem tem informação tem “PODER”.

Cidadania: A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção, é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por muitos direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformar frente as dominações arrogantes seja do próprio estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiça contra uma maioria desassistida e que não consegue fazer, ouvir exatamente porque esse lhe nega cidadania plena cuja conquista, ainda que tarde não seja obstada.

Marcadores:

Tirinhas da Turma da Mônica

Marcadores:

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O processo

Para entendermos, em tão pouco tempo, conceitos importantes achamos interessante a organização de uma história utilizando um programa que ajuda na construção de tiras de quadrinhos. Elegemos a Turma da Mônica para elucidar alguns pontos e a produção foi da dupla de alunas Débora Xavier e Luana Schulz.

Marcadores:

AVANTE SANTUÁRIO

Os jornalistas Hélio Etges e Mirela Hoeltz pediram para que fizéssemos uma redação sobre a importância de participar de um projeto de comunicação. Dos integrantes do projeto, apenas um trouxe o tema solicitado: foi o Anderson Grazel. Na seqüência transcrevemos o texto.

‘Não foi minha mãe, nem meu pai que me mandou fazer este curso, mas sim porque eu queria, quero aprender os melhores modos da comunicação, na escrita, na fala, enfim tudo que diz respeito da área. Teremos dez encontros. Começou no dia trinta de setembro de dois mil e oito, e terminará no dia vinte cinco novembro de dois mil e oito. Até o diretor da escola Fridolino Schneider diz que o curso desperta a curiosidade de descobrir, aprender e utilizar novas palavras e saber seu significado. Também diz que os alunos terão mais facilidade em comunicarem-se, nas mais diversas formas, terão facilidade nas disciplinas escolares e afirmarão suas idéias ou construirão idéias e ter muito mais poder de argumentar idéias novas.
A sugestão do nome que nós escolhemos para o curso de comunicação foi “Avante Santuário”. Nossa justificativa é esta: é que todas as professoras antes de começar a dar aulas aqui ouviram comentários que a escola Santuário era a pior escola de todas. ’
(Digitado por: Wagner Machado da Rocha. Editado por: Anderson Grazel, dia 18/11/08)

Marcadores:

Projeto Piloto na EMEF Santuário

A constante mudança no cenário midiático leva os autores do processo (os comunicadores) a pensar em novas formas de desempenho de seus deveres como sujeitos sociais. Assim, ao longo de quatro anos organizamos projetos que aproximam a área da Comunicação com outra, de suma relevância neste cenário turbulento que se anuncia, a Educação. Aliando duas áreas de notável apelo social, passamos a atuar em escolas na elaboração de produtos midiáticos.

Consideramos que o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Educação Fundamental Santuário, em Santa Cruz do Sul, sirva de base para um projeto que se articule enquanto política pública. Para tanto, temos a colaboração da Fundação Gazeta no apoio desta nova ação. Em função da experiência em ações de educomunicação, ficou definido que um grupo de pré-adolescentes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries seria mais interessante. As atividades contaram com a participação efetiva de jovens de séries distintas que passaram a se encontrar nas tardes de terça-feira durante os meses de outubro e novembro de 2008.

Por que Projeto ECCo? Existem atividades que reúnem as áreas da Educação e Comunicação pelo país afora. Certos dos benefícios que esta aliança representa para os cidadãos e, convictos da importância de se permitir às crianças e adolescentes o ensino sobre os processos comunicativos, realizamos atividades que abordam discussões sobre a mídia na sociedade. Desta maneira, temos como objetivo principal promover o acesso democrático dos cidadãos à produção e difusão de informação. O plano de atividades exposto a seguir demonstra este contexto e conta com a produção/autoria do grupo de alunos.


Responsáveis: Hélio Afonso Etges e Mirela Hoeltz
Apoio: o Projeto ECCo está inserido no Projeto Escola Digital da Fundação Gazeta

Marcadores: