ECCo

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Conceitos importantes

Além da história em quadrinhos, discutimos o significado dos conceitos. Segue a nossa pesquisa:

Comunidade: Pode ser um bairro, uma família, uma cidade, online, etc.
Nas comunidades muitas pessoas pensam e agem de diferentes formas, mas há regras em determinadas comunidades que devem ser seguidas por todas as pessoas que nelas convivem.
Comunidade pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar. Existem também as comunidades virtuais, constituídas por pessoas com interesses ou objetivos semelhantes e ligações em comum.

Convivência: É conviver com os colegas e professores na escola, com a família, vizinhos, etc. Para ter uma boa convivência é preciso respeitar todas as pessoas que convivem conosco ou até longe de nós no bairro, por exemplo. As regras e leis são muito importantes para uma boa convivência.

Leis: Você já imaginou o que seria o mundo sem leis? Seria uma bagunça total, pessoas morrendo no trânsito, se matando uns aos outros, etc. Por isso é que existem milhares e milhares de leis para serem cumpridas pelas pessoas. Até na nossa casa existem leis: não falar de boca cheia, não interromper os mais velhos quando falam, não entrar em casa com os pés sujos, etc.
Na nossa vida cumprimos milhares de leis diariamente. É olhar em volta e ver.

Comunicação: Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos da comunicação humana.

Informação: A informação é importante para a humanidade porque precisamos ser bem informados para saber tudo o que acontece à nossa volta.
Quem tem informação tem “PODER”.

Cidadania: A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção, é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por muitos direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformar frente as dominações arrogantes seja do próprio estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiça contra uma maioria desassistida e que não consegue fazer, ouvir exatamente porque esse lhe nega cidadania plena cuja conquista, ainda que tarde não seja obstada.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial