ECCo

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O texto imagético


Emerson dos Santos
No dia 4 de novembro de 2008, olhamos o filme “Filhos do Paraíso”, em nossa escola no projeto de comunicação. Logo depois foi desenvolvida uma discussão sobre o filme. Observou-se que, apesar da pobreza em que vivia a família protagonista do filme, havia solidariedade, espírito de comunidade, cidadania, amizade e harmonia entre os componentes do grupo. Também fomos pesquisar sobre o filme na internet. Uma parte do que encontramos está logo a seguir.
Sinopse:
Filhos do Paraíso (Children Of Heaven), de Majid Majidi (Irã, 1998) - Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa do prêmio para trocar por um novo par de sapatos para a irmã.

Premiações- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Asiático, no Festival Internacional de Cingapura.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no Festival Internacional de Newport.- Ganhou o Prêmio do Júri, o Grand Prix das Américas e o Prêmio do Público, no Festival Internacional de Montreal.

Curiosidades
A língua - Farsi, a língua em que o filme é falado, é a língua de metade da população do Irã. A língua persa, também conhecida como Farsi, é a mais amplamente utilizada das línguas indo-iranianas. É a língua do Irã (conhecido anteriormente como Pérsia) e é também muito utilizada no Afeganistão. Há significativas populações que falam Farsi em outros países do Golfo Pérsico (Bahrain, Iraque, Oman, Iêmen, e nos Emirados Árabes), assim como nos Estados Unidos.
A Cultura - "Filhos do Paraíso" permite uma agradável visão de aspectos da cultura e da vida dos iranianos, como, por exemplo:
a cena em que o pai corta o açúcar em cubos, para ser levado à mesquita;
o modo como Ali ajuda os vizinhos mais velhos, levando-lhes sopa;
ou quando a mãe pede a Zahra que sirva chá ao pai e sugere que ele use o açúcar que está cortando para a mesquita, e ele se recusa dizendo que o açúcar que está sendo cortado tem outra finalidade;
assim como a cena em que Ali ajuda outros homens a cortar o pão, etc...
fonte: http://net educacao. globo.com/site/usenet/filhos_new.jsp


Link para assistir um trecho do filme

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial