ECCo

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Projeto Piloto na EMEF Santuário

A constante mudança no cenário midiático leva os autores do processo (os comunicadores) a pensar em novas formas de desempenho de seus deveres como sujeitos sociais. Assim, ao longo de quatro anos organizamos projetos que aproximam a área da Comunicação com outra, de suma relevância neste cenário turbulento que se anuncia, a Educação. Aliando duas áreas de notável apelo social, passamos a atuar em escolas na elaboração de produtos midiáticos.

Consideramos que o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Educação Fundamental Santuário, em Santa Cruz do Sul, sirva de base para um projeto que se articule enquanto política pública. Para tanto, temos a colaboração da Fundação Gazeta no apoio desta nova ação. Em função da experiência em ações de educomunicação, ficou definido que um grupo de pré-adolescentes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries seria mais interessante. As atividades contaram com a participação efetiva de jovens de séries distintas que passaram a se encontrar nas tardes de terça-feira durante os meses de outubro e novembro de 2008.

Por que Projeto ECCo? Existem atividades que reúnem as áreas da Educação e Comunicação pelo país afora. Certos dos benefícios que esta aliança representa para os cidadãos e, convictos da importância de se permitir às crianças e adolescentes o ensino sobre os processos comunicativos, realizamos atividades que abordam discussões sobre a mídia na sociedade. Desta maneira, temos como objetivo principal promover o acesso democrático dos cidadãos à produção e difusão de informação. O plano de atividades exposto a seguir demonstra este contexto e conta com a produção/autoria do grupo de alunos.


Responsáveis: Hélio Afonso Etges e Mirela Hoeltz
Apoio: o Projeto ECCo está inserido no Projeto Escola Digital da Fundação Gazeta

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial